quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Anotações - 1º Ano Ensino Médio

1º Bimestre

 PARTE GERAL


Museu Paulista 

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL – Conjunto de bens, móveis ou imóveis, materiais ou imateriais, criados pela sociedade (do passado e do presente),  que carregam testemunhos de sua história e simbolizam sua formação cultural.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , criado em 1937, no governo de Getúlio Vargas. É responsável pela proteção, conservação, segurança e fiscalização de todo Patrimônio.
Portal do IPHAN   Acessado em 17 Fev. 2013.

TOMBAMENTO - Ato do poder público de registrar um patrimônio para impedir sua destruição ou descaracterização.
PATRIMÔNIO ARTÍSTICO – Bens artísticos ou mobiliários. Identificam uma região ou um povo por ser uma referência estética, sem necessariamente ter passado pelo processo de tombamento.   Exemplos: esculturas, telas, móveis, ... 
PATRIMÔNIO NATURAL – todo local cuja natureza tenha relevância para uma população. Exemplos: Parques e Reservas Ecológicas.
PATRIMÔNIO IMATERIAL – conjunto de práticas e saberes transmitidos de geração em geração.  Exemplos: Danças, músicas, expressões lingüísticas, festas ...

PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO – Edificações – preservadas ou em ruínas, que guardam a memória histórica indicando um estilo e uma técnica de construção marcante. Exemplos: Monumentos religiosos, palácios, casas, indústrias e prédios oficiais.
ARTE PÚBLICA: Termo criado a década de 70, tem sido utilizado para criar obras que estão fora dos espaços tradicionais (museus, galerias) para sua exposição, sendo expostas ou acontecendo em lugares públicos, em caráter transitório ou permanente.  O local favorece a proximidade e identificação do público com a arte.

ARTES VISUAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL


RESTAURO – reavivar ou recuperar as cores e formas de uma estrutura, mantendo suas características originais.
REFORMA – modificar a estrutura, trocar cores e partes por novas, atualizar, melhorar. 
ALGUNS PRÉDIOS RESTAURADOS EM SÃO PAULO: Estação da Luz, Estação Pinacoteca, Estação Julio Prestes, Pinacoteca do Estado, Catedral da Sé, Mercado Municipal da Cantareira, Centro Cultural Banco do Brasil.    
Prefeitura de São Paulo   Acessado em 17 Fev. 2013.
Patrimônios de Pirituba  Acessado em 17 Fev. 2013.



GRAFITE – Surgiu na década de 80, em Nova York, pela iniciativa de alguns artistas de criarem suas pinturas em muros e paredes degradadas da cidade. Podem ser pinturas ou colagens espalhadas pela cidade, sempre com preocupação estética e autorização.
 Vários vídeos da UOL sobre grafite Acessado em 07 Mar.2013. 
Spiral Jetty, de Robert Smithson      
Imagem de: http://www.infopedia.pt/$land-art

 

LAND ARTE (ARTE DA TERRA) – é a arte realizada no próprio ambiente natural (praças, campos, ilhas...). Está ligada às questões ecológicas e é exposta em museus através de fotos.
Para saber mais sobre a Land Art    Acessado em 06 Fev. 2013.



MÚSICA E PATRIMÔNIO CULTURAL


- Discos: 78 RPM (goma-laca, 25 a 30 cm diâm., 4 a 5 min. cada lado )
                   LP Long Play (Vinil, 31 cm diâm., 20 min. cada lado)
- Partituras
- Bossa Nova – Movimento Musical brasileiro, surgiu final dos anos 1950. Tornou a música brasileira mais elaborada, com maior complexidade harmônica e rítmica e conhecida mundialmente.


Imagem de: http://www2.uol.com.br/tomjobim/fotos7_dentro.htm?imagem=15&total=24

- Tom JobimAntônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (RJ 25/01/1927 - NY 08/12/1994) Era Compositor, Maestro,Cantor, Pianista, Arranjador e Violonista. Foi o principal representante da Bossa Nova.

Para saber mais sobre Tom Jobim  Acessado em 06 Fev. 2013.

 

DANÇA E PATRIMÔNIO CULTURAL

Os bens Imateriais, que formam o Patrimônio Cultural de um povo, conservam a memória e a identidade de um país.  Expressam um jeito de ser, agir e ver o mundo, simbolizado por meio da linguagem corporal, transmitidos de “geração em geração”.  Dentre eles, iremos estudar sobre as Danças´Regionais, a Música e o Teatro: 

- Dança Regional ou Popular – são as danças Típicas de cada região, originárias da mistura das influências culturais Indígenas, Africanas e Européias e que, por isso, fazem parte da história da formação do povo de um lugar.

- Jongo – De origem africana, do Reino do Congo,  dos escravos que vieram trabalhar nas fazendas de café e cana-de-açúcar na Região Sudeste.

- Frevo – Dança que surge dos movimentos da Capoeira, típica do Recife, Região Nordeste.



Roda de Samba - Caribé
Imagem de: esquadraodoconhecimento.wordpress.com

- Samba de Roda– Originária de diferentes ritmos tribais africanos e da capoeira.  O samba de roda do recôncavo baiano exerceu influência no samba carioca e é uma das referências do samba nacional.
Mais Informações





 


Imagem de: jornalpequeno.com.br
- Tambor de Crioula – Dança Afro-Brasileira praticada especialmente no Maranhão. Dança de divertimento, mas também é usada em festividades religiosas em homenagem a São Benedito, padroeiro dos negros do Maranhão.
Mais Informações 






Imagem de: pt.wikipedia.org
- Maracatu - Manifestação cultural da música folclórica pernambucana e afro-brasileira.
Mais Informações








- Carnaval - Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha.  Chegou  ao Brasil influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, com desfiles urbanos, onde   usavam máscaras e fantasias.
Mais Informações

 

TEATRO E PATRIMÔNIO CULTURAL

            Imagem de:http://educarparacrescer.abril.com.br
- Companhias de Teatro, Salões de Teatro,   Atores, Atrizes e o Circo Tradicional.

Circo Tradicional – formado por famílias, aprendizagem e costumes são passados de geração em geração e utilizam animais nos espetáculos.

Trailler do filme "Água para elefantes"   Acessado em 17 Fev. 2013.
O Circo - Chaplin   Acessado em 17 Fev. 2013.

Circo Contemporâneo – formado por profissionais de escolas de circo e teatro. Os espetáculos são mais teatrais  - possuem um tema. Não utilizam animais. http://www.cirquedusoleil.com/pt/home.aspx#/pt/home.aspx    Acessado em 17 Fev. 2013.Video - Cirque du Soleil   Acessado em 17 Fev. 2013.

Imagem de: brincandoeconstruindo.com.br
Palhaço – personagem inspirado no bobo shakesperiano e influenciado pela Comédia Del’Arte Italiana.  Surgiu no século 18 para ridicularizar as atrações oficiais e sua maior dificuldade é que ele próprio é o criador de seu personagem.
    
O Palhaço - Bastidores do filme com Selton Mello  Acessado em 17 Fev. 2013.




Já ouviram falar dos Doutores da Alegria?  Vale muito a pena conhecer o trabalho importante dessas pessoas que levam aos hospitais um tratamento diferente para os pacientes...
http://www.doutoresdaalegria.org.br/ Acessado em 17 Fev. 2013.
Vídeo - Doutores da Alegria  Acessado em 17 Fev. 2013.


(Fonte: Proposta Curricular do Estado de São Paulo 1º Ano Ensino Médio – Caderno do Professor)








Nenhum comentário:

Postar um comentário