domingo, 16 de junho de 2013

Intervenção Urbana





Vocês já ouviram a palavra Intervenção? Mesmo que não conheçam esse termo em Arte, pode ser que já tenham presenciado uma intervenção por aí e nem sabiam do que se tratava, afinal, a ideia principal dela é acontecer no nosso cotidiano, próximo ao público.
Vamos detalhar um pouco mais sobre isso:

Intervenção - Inventar - Ter Criatividade

                        Intenção - Ter um Objetivo na Ação

                        Intervir - Interferir/utilizar o Espaço Público   

                        Interação - Interagir  com o Público   

É um modo criativo de chamar a atenção das pessoas para questões artísticas, ecológicas, políticas, etc. Trata-se de levar a arte para onde estão as pessoas (nas ruas, praças, estações, ...), interagindo com elas de forma inesperada e utilizando qualquer linguagem artística (música, teatro, dança, artes visuais). (Proposta Curricular de SP, Caderno do Professor, volume 2)

Nas Artes Visuais, podemos perceber várias intervenções pela cidade. Além do grafite, é claro, existem várias outras que vão surgindo e desaparecendo para serem trocadas por outras. A preocupação de uma intervenção não é a durabilidade, mas o efeito que causa nas pessoas que a percebem durante o período de sua existência.

-Vídeo do Projeto MAAU(Museu Aberto de Arte Urbana) de SãoPaulo


"A intervenção urbana cria uma galeria a céu aberto, permitindo à população vivenciar manifestações artísticas no dia a dia. De livre acesso e conceito simples, estimula infinitas leituras e experimentações estéticas diferentes em camadas sociais e faixas etárias.
Também oferece às novas gerações um contato mais próximo com o universo da arte contemporânea. A intervenção urbana promove um engajamento maior da arte com o mundo e propõe transformar o cotidiano de milhares de indivíduos a cada exposição."   Texto de: http://eduardosrur.tumblr.com/apresentacao     Acessado em 23 Maio de 2013.


6EMEIA 
Aqui em São Paulo, temos a dupla  "6EMEIA", formada pelos artistas Anderson Augusto conhecido como SÃO, e Leonardo Delafuente conhecido como Delafuente, moradores do bairro da Barra Funda, cria vários grafites em bueiros, postes, ... 

6EMEIA
 Vale a pena acessar o site dessa dupla e conferir a criatividade de seus trabalhos!  http://www.6emeia.com/index.php   Acessado em 19 Maio de 2013.

Vídeo com a dupla 6emeia em ação...
6EMEIA

 
O "Poro" é uma dupla de artistas formada por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada!
Enxurrada de letras
Enxurrada de Letras
Atua desde 2002 com a realização de intervenções urbanas e ações efêmeras que tentam levantar questões sobre os problemas das cidades através de uma ocupação poética e crítica dos espaços.  Seus trabalhos variam de adesivos a textos e imagens com projeções pela cidade.  Confiram alguns de seus trabalhos e visitem seu site para mais informações e até conseguir as imagens que reproduzem nos adesivos para você também sair colando por ai.


http://poro.redezero.org/ver/intervencao/ Acessado em 19 Maio 2013.

Interruptores para poste de luz
Interruptores para poste de luz




Projeto JAMAC - Mônica Nador saiu do ateliê em 1996 e decidiu pintar fachadas de casas da periferia de São Paulo. A iniciativa evoluiu e, em 2004, se transformou no Jardim Miriam Arte Clube (Jamac), instalado numa casa no bairro de mesmo nome na região sul da capital paulista.
Além da pintura, o Jamac promove debates sobre arte e cidadania, num trabalho de inclusão social e recuperação da autoestima dos moradores do bairro. Nador ensina à população local técnicas como o estêncil, estimulando que todos coloquem a mão na massa para colorir as fachadas das casas.
http://jamacarteclube.wordpress.com/  Acessado em 19 de Maio de 2013

 Vídeo de Entrevista com Mônica Nador sobre o Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=nnD_19GWZng   Acessado em 20 de Maio de 2013.

Vídeo do Jornal SPTV sobre o Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=NaDVkZRKAR4 Acessado em 20 de Maio de 2013.





Imagem de: http://afonsopost.blogspot.com.br/2010/06/monica-nador-e-o-jamac.html

Imagem de: http://afonsopost.blogspot.com.br/2010/06/monica-nador-e-o-jamac.html



Néle Azevedo é artista e pesquisadora independente. Vive e trabalha em São Paulo.
É mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP em 2003, Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina em 1997.  Ficou conhecida com seu projeto de intervenções urbanas '"Monumento Mínimo", que subverte os cânones do monumento convencional: reduz a escala a centímetros, substitui pessoas ilustres por cidadãos comuns, troca materiais duradouros por gelo. O "Monumento Mínimo" também é tema e título da dissertação de mestrado que a artista defendeu na UNESP, em 2002. Néle já levou sua obra a países como França, Itália, Portugal, Cuba, Alemanha e Japão.
Imagem de:  http://blog-superinteressante.blogspot.com.br/2012/11/exercito-de-gelo-de-nele-azevedo.html
 Informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%A9le_Azevedo
http://neleazevedo.com.br/?page_id=2     Acessados em 20 de Maio de 2013.

Vídeo com a Intervenção Urbana "Monumento Mínimo": https://www.youtube.com/watch?v=f5ZbNKmIdvA     Acessado em 20 de Maio de 2013.




Eduardo Srur começou sua trajetória de artista visual com a pintura e a partir de 2002 passou a investigar novas mídias como a fotografia, escultura, vídeo, performance, instalação e a intervenção urbana. Sua produção atual caracteriza-se por exposições temporárias no espaço público que alteram a paisagem da cidade e questionam o sistema social de forma crítica e bem-humorada.
Mais Informações:  eduardosrur.tumblr.com



"Quase Líquido"
Imagem de: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/05/1272787-para-eduardo-srur-arte-de-rua-pode-salvar-ate-a-mais-feia-construcao.shtml 


Vídeo do artista Eduardo Srur comentando sobre sua Intervenção "Quase Líquido"

srur11
Imagem de: http://followthecolours.com.br/2013/03/eduardo-srur-e-suas-incriveis-intervencoes-na-paisagem-paulistana.html 




O lixo fez seu papel, apesar de não fazer parte da intervenção artística de Eduardo Srur
Imagem de:  http://topicos.estadao.com.br/eduardo-srur



Novas Intervenções de Eduardo Srur  

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/2014/09/eduardo-srur-faz-intervencao-no-rio-pinheiros-em-sp.shtml  Acessado em 17/10/2014

Com apoio da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, Srur começou a ocupar margens, córregos e pontes ao longo de um dos rios mais emblemáticos – e poluídos – da capital paulista com a exposição “Às Margens do Rio Pinheiros”. A intenção do artista é promover a conscientização das pessoas e pressionar tomadores de decisão para a necessidade de recuperação da bacia hidrográfica do Rio Pinheiros.
Serão três intervenções urbanas:
Trampolim, com manequins realistas que remetem ao tempo em que era possível nadar no rio, nas pontes da Cidade Universitária (esta é a primeira intervenção a ficar pronta, dia 17; veja foto abaixo), Morumbi, Engenheiro Roberto Zuccolo e Eusébio Matoso (até dia 19, quando a campanha será inaugurada oficialmente);
Portal, dois pórticos enfeitados com restos de esculturas e adereços utilizados em desfiles de escolas de samba, na foz dos córregos Uberaba e Jaguaré (até dia 21); 
Hora da Onça Beber Água, com animais infláveis gigantes, em frente à estação de trem Pinheiros (até dia 26), uma alusão a um dos animais símbolos da fauna brasileira, que corre risco de extinção.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/2014/09/eduardo-srur-faz-intervencao-no-rio-pinheiros-em-sp.shtml

E veja que bacana! As obras serão iluminadas por sistema de captação de energia solar já instalado próximo às margens do rio. Funciona assim: a energia gerada é inserida na rede como compensação pelo que será gasto durante a montagem e na iluminação noturna das peças criadas por Srur.
Para ampliar a intervenção e torná-la um marco para a cidade, Eduardo Srur colocou seu projeto no Partio, site de financiamento coletivo. Ele quer levar suas criações para outros espaços do Rio Pinheiros e atingir muito mais pessoas na cidade com sua mensagem. “A arte desperta e traz oxigênio à mente, provoca e questiona sobre questões importantes da nossa sociedade”,  acredita o paulistano. O Planeta Sustentável também acredita nisso e, por isso, está empenhado em sua divulgação.
Apoie esta causa para ampliar a discussão e a repercussão sobre o futuro do rio Pinheiros. Com apenas 30 reais você já pode participar deste movimento artístico e ativista de Srur, no Partio. Como em todo site de crowdfunding, os apoiadores recebem recompensas de acordo com o valor doado. Em alguns casos, Srur vai dar várias obras de seu acervo pessoal como gravuras, livros, fotos e camisetas e objetos feitos com material reciclável.
Vídeo sobre o Rio Tietê e o Projeto de Eduardo Srur







Alex Flemming na estação do metrô Sumaré


Quando a estação do metrô Sumaré estava sendo construída, Flemming instalou uma cabine de fotografia em uma avenida movimentada da cidade e pediu às pessoas que passavam que se deixassem fotografar.Depois, o artista escolheu um poema para cada rosto e fez montagens com a imagem e as palavras dos poemas. A seguir, mandou imprimir as imagens em placas de vidrocom tinta industrial e técnicos  contratados montaram a instalação.  




Imagem de: http://aamac.org.br/noticias/



Escadaria Selarón- de Jorge Selarón (1947-2013) . Artista  chileno que morava no Rio de Janeiro desde 1990 e utilizou restos de azulejos enviados por pessoas de vários países para compor o mosaico em toda a escadaria e suas laterais. Graças à sua intervenção ela é um ponto turístico na cidade frequentado por pessoas de todo o mundo. No ano de 2013, o artista,que morava próximo à escadaria,  foi encontrado assassinado em seus degraus.

Imagem de: http://www.redbubble.com/people/nico0065/works/8849774-escadaria-selaron?p=poster


Coletivo ZoomB (Brasil) - equipe multidisciplinar de Vjs, arquitetos, engenheiros, programadores, artistas plásticos e músicos. O Zoomb propõe soluções audiovisuais para um mundo em permanente revolução.

site: http//www.zoomb.com.br/?=1240



Grupo “Les Souffleurs” (Os Sopradores) –  Declamam poesias nos ouvidos das pessoas que passam pelas ruas das cidades do mundo por onde viajam, até mesmo no Brasil já estiveram. Utilizam canos de fibra de vidro, carbono ou papelão, de aproximadamente 1,80m de comprimento, para soprar poesias nos ouvidos do público. 


Imagem de: http://www.culture-besancon.fr/apparitions-disparitions-les-souffleurs-commandos-po%C3%A9tiques

   


























Cow Parade - É o maior e mais bem sucedido evento de arte pública no mundo.

As esculturas de vacas em fibra de vidro são decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em locais públicos como estações de metrô, avenidas e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue para instituições de beneficentes.


Números


Desde 1999, já passou por mais de 55 cidades em todo o mundo, incluindo Chicago (1999), New York City (2000), Londres (2002), Tóquio (2003) e Bruxelas (2003). Dublin (2003), Praga (2004) e Estocolmo (2004), Cidade do México (2005), São Paulo (2005), Curitiba (2006), Belo Horizonte, (2006), Boston(2006) Paris (2006), Rio de Janeiro (2007), Milão (2007) e Istambul ( 2007), Madrid (2008), Taipei (2009).

Há algo de mágico sobre a vaca. Ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. Ela simplesmente faz todos sorrirem.
Servindo como uma tela de arte, não existe nenhum outro animal ou objeto que fornece a forma, flexibilidade e amplitude de uma vaca. As três formas (de pé, pastando, repousando) fornecem aos artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas. Seu modelo também permite que ela seja caracterizada. Ela pode se transformar em, outros animais, pessoas ou objetos.








Informações sobre a Cow Parade: http://cowparade.com.br/go/o-que-e-a-cowparade.php  Acessado em 10 de Junho de 2013.


Call Parade
A Cow Parade transformou vacas pintadas em personagens de São Paulo. A Call Parade quer que as pessoas parem na rua para tirar fotos ao lado de orelhões. As cúpulas de telefones públicos que andam tão relegadas em tempos de celular, agora vão brilhar como telas de obras de arte em criações assinadas por artistas de prestígio, como Claudio Tozzi, e nomes da nova geração, como Daniel Fontoura e Cris Campana.

O evento nasceu da parceria entre a Toptrends – empresa com know how em eventos de rua, licenciadora nacional da já consagrada CowParade – e a Telefônica | Vivo.
Serão 100 orelhões distribuídos em oito circuitos que contemplam os principais bairros da região metropolitana de São Paulo, entre eles, o circuito “Cartão Postal” – que engloba a Avenida Paulista, saída do Metrô Consolação e região– e o circuito “Descolado” – que inclui os bairros de Pinheiros e Vila Madalena.


A partir da esquerda, "Callchorros", de Bruno Paiva, e "Peixe", de Flavio Scocco de Abreu
Imagem de:http://epocasaopaulo.globo.com/cultura/exposicao/call-parade-troca-vacas-por-orelhoes/



O artista plástico Juarez Fagundes trabalha na montagem do orelhão Vivo Conectado, que faz parte do projeto Call Parade
Imagem de:http://epocasaopaulo.globo.com/cultura/exposicao/call-parade-troca-vacas-por-orelhoes/












Mais Informações e imagens: http://epocasaopaulo.globo.com/cultura/exposicao/call-parade-troca-vacas-por-orelhoes/ Acessado em 16 de Junho de 2013.
http://callparade.com.br/   Acessado em 16 de Junho de 2013.

Intervenções em Dança, Música e Teatro


Não só em Artes Visuais podemos presenciar intervenções urbanas como as citadas acima. Há uma série de  grupos que já contagiaram a cidade em espaços inusitados utilizando a linguagem da dança, da música ou do teatro como expressão. O momento da ação é sempre inesperado e é quase impossível não querer participar!
Separei alguns vídeos que valem a pena conferir... É só clicar!








Festival de Estátua Viva no Brasil



Com o uso das linguagens da Música e da Dança, olha só a criatividade e talento desses caras... 




Contato com a música mesmo na correria...Pura diversão!