segunda-feira, 1 de julho de 2013

Álbum de Imagens

Já que a fotografia digital tornou a técnica acessível a praticamente todo mundo através de seus celulares com câmeras, tirar uma foto é tão simples quanto fazer uma ligação e com a mesma frequência também. Tiramos foto de tudo: de um momento divertido com amigos, na rua, numa festa, de um novo visual... Há uma infinidade de oportunidades que surgem para eternizarmos com uma fotografia. Que tal então as organizarmos seguindo alguns critérios e assim montarmos um álbum?
A seguir, três itens para organizar seu álbum e torná-lo interessante e bem criativo:
1 - Coisas que fazem bem à minha saúde - pode utilizar imagens da internet, de revistas ou tirar algumas fotos diferentes. (Leia o poema de Luís Fernando Veríssimo), a seguir, para ter algumas ideias:


"O que faz bem à minha saúde"

"Acho a maior graça. Tomate previne isso,cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.
Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.
Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0 km.
Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.
Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de ideias.
Brigar me provoca arritmia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago.
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.
E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem!
Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde!
E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda!
Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna.
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que nada!"

2 - Coisas que possuo - Pode ser todo tipo de coisas,  e até mesmo amigos, familiares, etc...

3 - Coisas que gostaria de ter - Pode ser bens materiais ou não, como dinheiro, casa, profissão, família,  sonhos... Seria interessante aproveitar o tema e criar algumas montagens divertidas com a sua imagem e o que gostaria de ter...
 
A proposta que tenho então é a criação de um Álbum Pessoal, que poderá ser feito artesanalmente, através de recorte e colagem e com a impressão das fotos ou virtualmente, montando uma apresentação de slides. É importante ter uma quantia de no mínimo 5 páginas para cada ítem acima, para que ao encadernar ou exibir slides, fique interessante.

Artesanalmente - Utilize papéis coloridos para cada parte do álbum. Pode ser papel color set  ou próprio para montagens com fotos, normalmente estampados, que encontramos em papelarias com materiais para Scrapbook. Abuse do uso de adereços, como molduras, cantoneiras, letreiros, ... uma série de coisas que podem tornar cada página bem divertida, combinando com o tema. Você mesmo pode criar uma capa e depois encadernar!




Virtualmente - Pode utilizar o programa Power Point, selecionando um fundo e acrescentando as fotos e decorações.  Ou então pode utilizar programas de Scrapbook virtual, salvando cada montagem como imagem e transportando para uma apresentação no Power Point ou no Movie Maker.


- Alguns sites para visitar e ter ideias para fazer seu álbum decorado virtualmente ou artesanalmente: http://www.artedamarcinha.com.br/a-tecnica-do-scrapbook/

http://familia.com.br/dicas-de-como-fazer-scrapbook-sem-gastar-muito

- Pode baixar também o programa Picasa, que é bem simples de trabalhar,  através do link http://www.baixaki.com.br/download/picasa.htm  e assim utilizar seus recursos de scrapbook na web para montar as colagens com as fotos que quiser. Tudo fica salvo em seu computador e pode assim criar uma apresentação de slides ou imprimir. Veja algumas opções de montagens de scrap através do picasa em http://picasaweb.google.com/silmarafreitas9, porém, é preciso baixar o Picasa em seu computador para depois baixar essas opções de scrap nele.

- Há outros programas também, que podem ser baixados, como o http://www.baixaki.com.br/download/craftartist-compact.htm, para criar seu scrap ou o http://www.fotomontagens.net/ e também o http://www.montafoto.com/ . Pesquise e veja qual se adapta melhor ao que deseja fazer.

Bons "Clics" e Bom Trabalho!

Profª Valderene