terça-feira, 25 de março de 2014

Linguagens diversas utilizadas na Arte Contemporânea

São muitas as tendências que podemos encontrar na Arte Contemporânea. Cada artista busca a expressão que mais se adapta com suas ideias. É quase impossível classificar tudo o que podemos encontrar em arte contemporânea. Abaixo, a descrição de algumas linguagens e imagens que as exemplificam:  

Performance - é uma modalidade de artes visuais que, assim como o happening, apresenta ligações com o teatro e, em algumas situações, com a música, poesia, o vídeo. Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Como geralmente possui um "roteiro", é passível de ser reproduzida fielmente, em outros momentos ou locais. Como muitas vezes a performance é realizada para uma platéia restrita ou mesmo ausente, seu conhecimento depende de registros através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos.



Happening - Unindo elementos de espontaneidade criativa, improvisação e características das artes cênicas, o happening é uma expressão das artes visuais que utiliza também a participação dos espectadores. O termo “happening” é proveniente do inglês, e significa “acontecimento”.






Assemblage - A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado à uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original. É uma junção de elementos em um conjunto maior, onde sempre é possível indentificar cada peça.Ao se utilizar de diversos materiais como papéis, tecidos, madeira "colados" à uma tela o artista consegue ultrapassar as limitações da superfície, rompendo assim o limite da pintura, criando uma junção da pintura com a escultura.





Nuno Ramos - Sem Título

Arte Conceitual - A idéia e a concepção que levou uma arte ser pensada ou construída é o principal neste segmento artístico. A arte conceitual considera o conceito base de obra de arte, superior à própria obra concebida. É fruto de uma vanguarda surgida na Europa e nos EUA, no fim dos anos 60 e meados dos anos 70, parte em reação ao formalismo. Considera o caráter mental da criação acima da aparência e existência final de uma obra.

Cildo Meireles - "Quem matou Herzog"

Cildo Meireles - Circuitos Ideológicos
Arte Efêmera - Diferente da arte permanente, a arte efêmera, seja  através de performances, instalações, e happenings, é aquela vista como não perene fisicamente ou em demais considerações. A arte pública, transformada pela ação do tempo, assim como o grafite, os religiosos tapetes de sal e serragem, esculturas de gelo e de areia, são alguns exemplos de arte efêmera. Efêmero é aquilo que é passageiro, sem presença definitiva, uma substância ou presença artística que se esvai.

Escultura de areia
Vik Muniz - Mona Lisa com geléia e creme de amendoim

Néle Azevedo -Monumentos Mínimos - Esculturas de gelo

Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork  - é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar- se à obra.


Javacheff Christo -Le Pont Neuf (Paris 1985)




Javacheff Christo

Javacheff Christo

Ready-made - é uma manifestação que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte.
Roda de bicicleta - Marcel Duchamp


Escultura com discos de vinil 

David Smith - Esculturas feitas de peças mecânicas 

David Smith - Esculturas feitas de peças mecânicas 

Artista: Marepe - Instalação feita com guarda-chuvas

Andy Warhol - Latas de Sopas Campbels
Arte Cinética - Busca romper com a condição estática da pintura e da escultura, apresentando a obra como um objeto móvel, que não apenas traduz ou representa o movimento, mas está em movimento. O artista Alexander Calder, por exemplo, é muito conhecido por seus famosos móbiles, como o da imagem acima. Construídos com peças de metal pintadas e suspensas por fios de arame, os móbiles movem-se por mais suave que seja a corrente de ar - e o movimento independe da posição e do olhar do observador, produzindo efeitos mutáveis em função da luz.

Abrahan Palatnik - Esculturas com movimento
Site Specific- Do inglês, "espaço-específico". Da arte, categoria de trabalhos produzidos especificamente para determinado espaço, em determinado tempo.









Instalações -  é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente fechado. A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor.


Os Gêmeos - Instalaçãopara a exposição Vertigem
Regina Silveira

Regina Silveira

Ernesto Neto 

Ernesto Neto 

Cornelia Ann Parker 




Minimalismo - utiliza um mínimo de recursos na composição das obras. A música minimalista economizava notas musicais, a pintura economizava cores e a literatura suprimia palavras. Na arte visual, reduzir elementos numa imagem é consequência de muito esforço. É uma arte pura, sem misturas e em constante busca da sofisticação.


Donald Judd

Livro Objeto -  Eles não se prendem a padrões de forma ou  funcionalidade,extrapolam o conceito livro rompendo as fronteiras  comumente atribuídas aos livros de leitura para se assumirem como objetos de arte. No livro-objeto, a narrativa literária é substituída por uma narrativa plástica (pinturas, desenhos, colagens).






Body Art (do inglês, arte do corpo) -  É uma manifestação das artes visuais onde o corpo do artista é utilizado como suporte ou meio de expressão.








WEB ARTE -Ao criar um trabalho de arte para a rede, parte-se do princípio de estabelecer relações com a sensibilidade do internauta.
Exposição Virtual de Gifs Animados - O site netartnet.net apresenta a exposição virtual de GIFs animados, GIF Wrapping. Cada artista participante criou um GIF para a mostra que recebeu uma URL única. Quando o usuário clica em uma das caixas, um GIF se torna visível. Clique e conheça o site com a Web Arte:   http://gifwrapping.net/





Arte eletrônica -  é aquela cujas ferramentas e suportes estão no computador, na computação gráfica, samples digitais, câmera de vídeo e digital. A Internet é o principal veiculo da arte eletrônica, apesar de já ser exposta em ambientes físicos, com em exposições específicas. A arte eletrônica abriu novas dimensões de representação gráfica e infográfica, muitas expostas no limite entre real e virtual. Na década de 60, este estilo de arte surgiu através da construção de objetos eletrônicos e videoarte.









Vídeo do Acervo Itaú Cultural - Arte Cibernética - Emoção Art.Ficial




Floresta Interativa de Laser -  Floresta Laser é a mais recente criação do estúdio Marshmallow Laser Feast, composta por Memo Akten, Robin McNicholas e Barney Steel, centrada exclusivamente na experiência interativa. Essa instalação é uma floresta formada de 150 varas interativas que ocupam o espaço de uma fábrica vazia. Quando tocadas, acionam sinais de luz e áudio, criando um grande instrumento interativo.

 Clique para ver o vídeo da obra em funcionamento: 
 

Informações de: http://www.tecnoartenews.com/destacadas/uma-floresta-interativa-de-laser-musical/ 



Animação Interativa com a obra "Noite Estrelada"de Van Gogh 





Abaixo, outras obras de artistas que demonstram que o poder de criação é ilimitado!



Brad Spencer

Brad Spencer

Bruno Torfs

Cube works

Cube works

Irma Gruenholz

Irma Gruenholz

Jeff Koons

Joe Lurato

Joe Lurato

Joe Lurato


Anish Kapoor
Mais informações e obras nos sites:

 http://www.hypeness.com.br/2014/02/duendes-princesas-e-magos-conheca-a-incrivel-floresta-de-esculturas/    Acessado em 25 de março de 2014
http://www.cubeworks.ca/     Acessado em 25 de março de 2014

http://www.cyberartes.com.br/artigo/?i=794&m=44        Acessado em 25 de março de 2014

Até mais!

Profª Valderene














11 comentários:

  1. Ameiiii!!! TODA MATÉRIA. PARABÊNS!!! AJUDOU MUITO EM MEUS ESTUDOS...AMO ARTE!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Espero que o blog continue sendo útil quando precisar!!!
      Profa. Valderene

      Excluir
  2. Toda e qualquer instalação artística é arte efêmera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Lettycia. Só é considerada arte efêmera quando é criada com materiais que possuem pouca durabilidade, como por exemplo, gelo, alimentos, etc...
      Caso tenha mais alguma dúvida, pergunte!
      Até mais!
      Profa. Valderene

      Excluir
  3. Pq o happening e uma arte contemporânea ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, o Happening é uma linguagem contemporânea porque utiliza mais de uma linguagem na sua representação, como pode ter Visuais, Música, ...numa mesma obra e essa mistura de linguagens só começou a existir na arte contemporânea que é toda criação que surgiu a partir da segunda metade do século 20, ou de 1960 em diante, ok?

      Um abraço!

      Profª Valderene

      Excluir
  4. quais são as novas linguagens da arte ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As novas linguagens da Arte contemporânea são justamente algumas que encontramos na matéria deste blog, como a Web Art, a Body Art, as Instalações...

      Até mais!
      Profª Valderene

      Excluir
  5. MUITO OBRIGADA FOI DE GRANDE AJUDA !!

    ResponderExcluir