terça-feira, 7 de outubro de 2014

O que NÃO vestir numa entrevista de emprego

O que NÃO vestir em uma entrevista de emprego

26/09/2012  http://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2012/09/26/969371/no-vestir-em-uma-entrevista-emprego.html

Embora a entrevista de emprego seja uma situação estressante, você deve pensar em todos os detalhes, inclusive a sua roupa. Confira quais são as 8 coisas que você deve deixar de lado nessa situação.
Embora o ditado diga que não se deve julgar um livro pela capa, a verdade é que ninguém quer correr esse risco quando se trata de uma entrevista de emprego. A maneira como você se veste, especialmente nessas ocasiões, passa uma imagem sobre você. Portanto, é melhor tomar cuidado com a escolha para não acabar com as suas chances de conseguir a vaga. Veja o que você não deve vestir nessa ocasião.

1 Roupas desconfortáveis

Você já tem muito com o que se preocupar na entrevista de emprego para gastar seu tempo pensando em como o seu sapato está apertado ou no quanto a sua camisa está curta. Escolha roupas que caibam perfeitamente em você e que não fiquem caindo ou subindo quando você senta ou anda.

2. Roupas formais demais

Embora seja uma ocasião formal, é importante se lembrar de que você não está indo para uma festa de gala. Se vestir de maneira formal demais pode ser interpretado como esnobismo ou, pior ainda, dar a entender que você não teve tempo de passar em casa depois da balada da noite passada.

3. Roupas informais demais

Nem é necessário dizer que a sua calça jeans preferida não é a roupa ideal para a sua entrevista de emprego. Entretanto, se vestir de maneira informal demais pode acontecer até mesmo se você estiver usando roupas sociais. O ideal é que você procure saber qual é o código de vestimenta da empresa para, então, procurar a sua roupa. Dessa maneira, você não corre o risco de parecer muito simples mesmo vestindo as suas roupas mais profissionais.

4. Roupas muito modernas

É claro que isso não quer dizer que você deva se vestir como os seus avós. Mas uma entrevista de emprego não é a ocasião mais adequada para investir nos “fashionismos”. Procure manter-se no básico. Evite roupas curtas, coloridas, decotadas ou qualquer outra inovação do mundo da moda que pode comprometer a sua imagem.

5. Combinações não usuais

Você pode perfeitamente ter um lado excêntrico que gosta de combinar camisas sociais coloridas com calças estampadas e botas de cano alto, mas tente manter em mente que uma entrevista de emprego não é o momento certo para isso. Embora a sua roupa seja uma maneira de se expressar, entenda que pode ser difícil para o recrutador captar a mensagem que você quer passar com isso.

6. Roupas e acessórios chamativos

Novamente as roupas curtas aparecem na lista do que não vestir. Dessa vez junto com outros acessórios como relógios, pulseiras, brincos e colares grosseiros. Esse tipo de acessório que atrai muita atenção dá a entender que você é tão egocêntrico que precisa ser o ponto de atenção em todos os ambientes que frequenta. Prefira acessórios simples e discretos.

7. Roupas planejadas demais

Ao mesmo tempo em que você deve se preocupar com a roupa que usará na entrevista de emprego deve se preocupar, também, em combinar as peças de maneira que não pareça tudo um conjunto. Esse tipo de escolha tira a sua personalidade da roupa e, tenha certeza, os recrutadores prestam atenção nisso. Mesmo se a sua escolha for um terno preto e uma camisa branca, procure dar um toque de personalidade ao conjunto.

8. Roupas desleixadas

Se você não quer passar ao recrutador a impressão de que entrou de um lado do armário e saiu do outro, o melhor é dedicar pelo menos um tempo à escolha da sua roupa. Pense nos detalhes, não escolha simplesmente uma calça e uma blusa e saia de casa. Verifique se as peças combinam entre si e principalmente se estão em boas condições. Chegar à entrevista com a blusa rasgada ou suja não vai contar pontos a seu favor.

 Autor: 

O que NUNCA deve fazer numa entrevista de emprego

16 coisas que você NUNCA deve fazer em uma entrevista de emprego

10/08/2012    http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/08/10/957676/16%20-coisas-voce-nunca-deve-fazer-em-uma-entrevista-emprego.html

Não deixe que o nervosismo e falta de experiência profissional acabem com sua oportunidade de emprego. Confira 16 coisas que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego
primeira impressão é muito importante para uma entrevista de emprego. Ela é formada por diversos fatores como ocurrículocomportamento e imagem pessoal (roupas e postura). Estar despreparado nesse tipo de circunstância prejudica muito o desempenho de seu processo seletivo, pois abre oportunidade para que a falta de experiência e nervosismo falem mais alto que suas habilidades e competência.


Para não cair nesta armadilha confira 16 coisas que você NUNCA deve fazer em uma entrevista de emprego:

 1. Ser rude com a recepcionista
A pessoa responsável por recepcionar você na entrada da empresa é, provavelmente, um de seus primeiros contatos presenciais com alguém da companhia. É importante que você dê muito atenção para essa interação, pois, acredite ou não, ela pode fazer toda a diferença em seu processo de seleção.
  2. Mascar chicletes
Poucas coisas incomodam tanto uma conversa como alguém mascando chiclete. Quando você fala com seu entrevistador deseja que essa pessoa foque-se naquilo que está falando, como qualificações e trajetória, e não naquilo que mastiga.
 3. Paquerar o entrevistador
É claro que é importante deixar uma boa impressão na entrevista, mas isso não quer dizer que você deve flertar com o recrutador. A postura profissional é exigência básica para que você consiga a vaga. Além disso, se as coisas derem errado você não quer que sua carreira seja prejudicada por conta de um relacionamento pessoal.
 4. Postura corporal ruim
Sua postura corporal é muito importante e é critério de avaliação em muitas empresas, pois pode transmitir a ideia de baixa autoestima e falta de confiança. Sente-se com a coluna reta, controle os movimentos dos braços e mãos e evite cruzar as pernas constantemente.
  5. Evitar contato visual
O contato visual com as pessoas que você conversa é muito importante. Evitar olhar nos olhos dos outros pode transmitir a ideia de desinteresse e timidez exagerada, o que são potenciais motivos para desclassificação.
  6. Inquietação
Mexer-se constantemente, trocar de posição várias vezes na cadeira, batucar a mesa com os dedos ou outro tipo de movimento que demonstre inquietação são sinais de nervosismo e imaturidade. Procure ficar relaxado durante a entrevista e chegue 10 minutos antes do horário marcado para se tranquilizar e evitar aansiedade.
  7. Não trazer papel e caneta
Não chegue despreparado na entrevista. Leve em sua pasta ou bolsa um bloco de anotações, caneta e lápis. Se sentir necessidade, equipe-se com uma pequena garrafa de água e lenços. Seja discreto ao retirá-los da bolsa e não coloque nada em sacolas plásticas que podem fazer barulho.
  8. Aperto de mão desleixado
Quando cumprimentar as pessoas na empresa, dê um aperto de mão firme e confiante. Isso demonstra segurança e autoconfiança. Não se esqueça de sorrir e fazer contato visual.
  9. Jeans e camiseta
Mesmo se a empresa estiver inserida em uma atmosfera casual é importante que você siga a norma padrão de roupas profissionais. Isso não quer dizer que é necessário ir de terno e gravata, mas sim que você deve evitar jeans, bonés, camisetas e bermudas.
 10. Tamanho das roupas
Roupas muito largas e muito apertadas são feias em qualquer ocasião, especialmente em entrevistas de emprego. Opte por um visual que se adapte ao seu tipo de corpo e não deixe que suas roupas chamem mais atenção que seu currículo.
 11. Sapatos inapropriados
Em uma entrevista é importante escolher o sapato apropriado. Para homens, ficam as opções mais tradicionais de sapatos sociais. Já para as mulheres a escolha deve ser deita de acordo com a empresa. O salto não deve ser muito alto e a cor deve ser neutra.
  12. Acessórios exagerados
Assim como os sapatos, é preciso tomar cuidado para não chamar a atenção com brincos grandes, colares exagerados ou pulseiras que façam barulho.
  13. Estampas chamativas
Estampas exageradas, chamativas ou muito coloridas são distrações muito grandes para os olhos. Procure evitar esse tipo de roupa e escolha peças com cores sólidas e neutras.
  14. Perfume muito forte
Seu cheiro não deve ser motivo de atenção do recrutador. Procure usar um perfume suave, sem aplicar em muitos locais para não provocar um acesso de espirros em seu entrevistador.
  15. Chapéus
Usar chapéus ou bonés na entrevista de emprego é inapropriado. Você pode até ir para a empresa com esse acessório, mas quando chegar lá guarde-o em sua bolsa para evitar qualquer constrangimento.
  16. Óculos de sol
Assim como o chapéu, óculos de sol também é peça proibida em sua entrevista de emprego. Não cometa a gafe de colocá-lo na cabeça e se esquecer de guardar antes de ir para a empresa.

As Entrevistas - os erros que podem te eliminar

7 ERROS QUE PODEM TE ELIMINAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

23/11/2011 http://noticias.universia.com.br/en-portada/noticia/2011/11/23/890999/7-erros-podem-te-eliminar-uma-entrevista-emprego.html



Na hora de participar de uma entrevista de emprego, procure ser claro e responder às questões sem manipular a informação ou exagerar nos elogios.
entrevista de emprego é a etapa final para a contratação de um candidato a uma vaga de emprego. Ao participar desta etapa do processo de seleção, procure se preparar corretamente e evite descuidos que possam atrapalhar o seu desempenho
Mesmo que você não acredite, pequenos deslizes com a imagem pessoal podem atrapalhar o andamento da entrevista e te desclassificar logo no começo.
 Outro cuidado importante é com as mentiras no currículo. Inventar que você tem o domínio do inglês pode te colocar em uma situação delicada, principalmente em uma entrevista de emprego, onde você pode ser testado na prática pelo entrevistador.

Veja a seguir 7 erros que devem ser evitados durante um processo de seleção para uma vaga de emprego:

# Descuidar de sua imagem
O currículo não é a única porta de entrada para uma vaga de emprego. Há diversos outros fatores que podem aumentar ou diminuir sua possibilidade de contratação: um deles é a imagem profissional.

Grande parte dos recrutadores acredita que a roupa social é indispensável em uma entrevista de emprego e 95% deles acredita que um candidato que não chega bem vestido no primeiro dia na empresa tem grandes chances de se dar mal.

De acordo com a especialista em imagem Maritza Franco Zuñiga, é preciso se esforçar durante o primeiro encontro, pois é nele que os recrutadores avaliam seu perfil e sua aparência.

# Enrolar no currículo
O currículo é um retrato de toda sua vida profissional e deve ser escrito com atenção, porém sem exagerar nas palavras.

O ideal é dar ênfase no trabalho atual e nos resultados que vem obtendo ao longo de sua carreira.

# Interromper o entrevistador
Não tente interromper o recrutador com a intenção de agregar informações sobre você ou comentar sobre o que ele estiver falando. Respeite a regra básica: Espere ele terminar de falar para depois expor suas ideias.

Se você perceber que o recrutador ficou interessado em sua conversa, pergunte se ele deseja ouvir a história completa ou se você pode completar com algumas informações.

# Ser psicopata
Se um recrutador pede para que você deixe seu número de telefone para que ele possa retornar com o resultado da entrevista, faça o que ele pediu e não tente insistir para conseguir saber o resultado do seu teste rapidamente.

Em muitas empresas, principalmente nas de grande porte, estes processos de seleção costumam durar vários meses e o resultado não sai tão rápido. Seja paciente.

# Reclamar do salário
Durante a entrevista de emprego, muitos recrutadores costumam perguntar quanto você pretende ganhar se for aceito no cargo. Nestas horas procure pedir uma quantidade razoável com o mercado de trabalho na região, porém sem exagerar. È muito comum encontrar pessoas nestas entrevistas que se dispõem a fazer o mesmo trabalho por uma quantidade menor de dinheiro, porém você deve saber negociar para evitar cair em armadilhas.

# Ficar ressentido
Mesmo que você tenha problemas com o seu antigo emprego, evite falar mal dele e de seu ex-chefe durante a entrevista de emprego.

É comum que os comentários negativos produzam desconfiança e passem a imagem de que você é uma pessoa que gosta de criar conflitos. Além disso, falar mal dos outros pode ser considerado falta de ética.

# Mentir
A honestidade é uma de suas melhores armas durante a procura por um emprego. Uma das mentiras mais comuns nos currículos, por exemplo, é afirmar que você tem o domínio do inglês sem ao menos saber as expressões básicas.

Evite também aumentar o tempo de experiência nas empresas anteriores ou exagerar nos antigos salários. Lembre-se que uma simples ligação pode descobrir sua mentira.