terça-feira, 8 de novembro de 2016

Pintura com Texturas Visuais


Olá, Pessoal!


Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisarugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.
Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos de árvores, madeira, folhas e rochas. 


Texturas Decorativas

Na pintura decorativa de ambientes, vários tipos de texturas podem ser aplicados a objetos, como móveis, ou a superfícies, como paredes. As texturas criadas são relevos feitos com o uso de diversos tipos de material, por exemplo: massa corrida, gesso, massa acrílica. Podem ser usados como instrumentos rolos de pintura, pincéis e espátulas.

Textura Gráfica

Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricção, impressão, decalque e construção. A textura ela se divide em varias lentes gráficas, pois quando vemos uma superfície diferente de outras podemos chamar de textura, não só quando vemos diferente mas sim quando vemos diversos tipos de texturas. A textura gráfica, é a linha e o volume, também é um elemento visual nas artes, que sensibiliza uma superfície tornando-se qualquer material que deixa marcas, por exemplo: caneta, lápis, canetinha, giz de cera, marcadores e tinta. Para cria-la, utilizamos pontos, linhas, formas repetidas, colocadas a uma mesma distância uma da outra, ou em distâncias variadas, criando padrões, o que dá uniformidade ou irregularidade à imagem criada.  
Vejamos abaixo algumas ideias de Texturas gráficas ou visuais, para sabermos como preencher uma imagem graficamente:
zentangle sampler by *carolion*, via Flickr - I made this one specifically for my junior students, grades 1-3. Sourced from all over and including some made up be me and my students.:
Imagem de: https://br.pinterest.com/pin/358317714082845226/
zentangle pattern sheet by *carolion* ready to trade atc's again, via Flickr:
Imagem de: https://br.pinterest.com/pin/358317714082845371/

Agora, algumas ideias de desenhos preenchidos com Texturas:
This beautiful graphic can be colored in with any media and used as a custom bookmark.:
Imagem de: https://br.pinterest.com/pin/358317714087642999/

Olhem só como ficaram lindos os trabalhos de Texturas Visuais feitos pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio!...
Todos foram desenhados à mão livre e pintados com canetinha e lápis de cor. Uma ideia simples mas com um efeito bem bacana! Parabéns a Todos!!!


Angelina Pereira



Barbara Henrique


Ariane

Larissa Rodrigues

Lorraine 

Luis Francisco


Maria Fernanda

Maria Gabriela

Samuel Santos










  

Nenhum comentário:

Postar um comentário