domingo, 4 de setembro de 2016

Pintura com Molde Vazado

Olá, Turma!
O Molde Vazado também é conhecido como Máscara ou Stêncil. É utilizado por grafiteiros e artistas com o spray ou o rolinho de espuma e também por artesãos, para a pintura em tecidos, madeira e outros materiais...
O legal do molde vazado é que ele facilita que você reproduza o mesmo desenho várias vezes na pintura sem precisar desenhá-lo, apenas colocando o molde no lugar onde quer que o desenho fique e pintando!
Dica: O molde precisa ser feito de algum material resistente, como papel cartão ou reaproveitando aquelas placas de raio-X, após ter deixado de molho numa mistura de água comum e água sanitária para que consiga tirar aquela tinta do raio-X. Para trabalhos escolares, o melhor é utilizar o papel mesmo pois é mais fácil pra recortar, já que a placa de raio-X é de plástico e precisa recortar as figuras com o estilete...É preciso habilidade e cuidado para não se ferir. Somente um adulto pode utilizar isso.

Vamos ao passo-a-passo da técnica:

 Material:
1 tampa de caixa de sapato ou ½ cartolina para a base
Jornal
Palito de sorvete ou pincel chato
Um pedaço de espuma ou esponja macia
Guache preto ou outra cor que destaque do jornal
Um pedaço de papel cartão (1/4)  para fazer o molde vazado
Tesoura/ papel preto ou durex colorido para a margem
Cola Líquida  
 1- Recorte todas as partes somente de textos do jornal  e cole-as na tampa da caixa de sapato ou na metade da folha de uma cartolina (com margem de 3cm)  - se não for utilizar a tampa de caixa de sapato como base.

 Espalhe bastante cola líquida e vá colando o jornal até formar o fundo. Cole com cuidado para não deixar muito enrugado.
 Ele precisa ficar assim. Deixe secar bem para não rasgar o jornal. Enquanto isso, pode fazer o molde vazado...
 
2- Para fazer o molde, pegue o papel cartão e tire a medida da sua base (se for a tampa de caixa de sapato) para fazer o desenho no tamanho certo...
Se o papel cartão for menor que a sua tampa, não tem problema, ele não pode ser maior, pois senão fará um desenho que não vai caber na sua tampa.

                
 3- Depois que terminar o desenho no papel cartão, recorte as partes de dentro do desenho, deixando tudo que vai pintar vazado.
 
 4 - Comece a pintar o desenho colocando com a ponta do palito um pouquinho de tinta numa das pontas da espuma e dê leves batidinhas na parte vazada do desenho, até acabar a tinta da espuma.

- Você pode prender com cuidado o molde para não sair do lugar com pedaços de fita crepe nas laterais da margem onde você irá depois colocar o papel da moldura.
 
 Faça isso até que preencha todas as partes vazadas do desenho. Não coloque muita tinta na espuma para que não fique borrado passando por baixo do molde.
 Dica: Sempre inicie as batidinhas da espuma com tinta no meio do desenho, nunca nas laterais, pois a tinta pode vazar pelas laterais do molde e borrar. Nas partes menores, tire sempre o excesso da tinta quando colocá-la na espuma e só depois vá para a pintura, evitando assim que ela acabe borrando por baixo do molde.
 Tire com cuidado o molde quando terminar tudo e deixe secar bem.   
   Alguns detalhes que não fez no molde você pode fazer com canetinhas e nas laterais utilize papel color set preto ou durex colorido para o acabamento.
Dica: Sempre combine a cor da moldura com a cor que fizer as figuras.  















Outras cores de guache também podem ficar interessantes nessa técnica... Precisa apenas testar antes pra saber se ela se destaca com o fundo de jornal. Olha o laranja como fica!















Agora é sua vez... com o Tema Primavera dá pra ter várias ideias de moldes e criar algumas composições bem bacanas! Pode ser flores, borboletas, árvores, pássaros, jardins, vasinhos com flores,... Procure por silhuetas de figuras, simplifique os desenhos, deixando com poucos detalhes e com as partes bem separadas e faça o seu molde! Vamos lá!